Como a pandemia mudou o meio ambiente e os seres humanos
Com um terço da população mundial em quarentena, a pandemia do coronavírus não mudou apenas o estilo de vida dos seres humanos. Desde o início do endurecimento das medidas de isolamento social recomendadas pela OMS, quando indústrias reduziram suas produções e menos veículos passaram a circular nas ruas e estradas, o meio ambiente também sofreu grande impacto – e para melhor.
AR MAIS PURO
A maior mudança foi em relação à redução da poluição atmosférica. Em Nova York, por exemplo, uma das cidades mais afetadas pela pandemia, as emissões de monóxido de carbono de automóveis diminuíram 50% em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo a Universidade Columbia. O mesmo aconteceu nas grandes metrópoles brasileiras, que começaram a adotar medidas restritivas depois dos países europeus: segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a poluição atmosférica também caiu pela metade após uma semana de quarentena na capital paulista.
O trânsito de carros, ônibus e caminhões tem a maior contribuição das emissões de gases poluentes nas metrópoles como São Paulo. Com a continuidade dos transportes de cargas e dos ônibus, a principal queda da poluição veio do menor uso dos automóveis.
Ainda de acordo com a mesma pesquisa, o índice de poluentes que desencadeiam doenças respiratórias também diminuiu em cerca de 30%, em São Paulo. Uma compilação de mapas feita pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC), a partir de imagens do satélite Sentinel 5P, da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), revelou manchas menores de dióxido de nitrogênio – um dos poluentes que são emitidos quando há queima de combustíveis fósseis – em cidades como Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte.
Aqui na Konesul, estamos cuidando de cada colaborador, monitorando e averiguando qualquer sintoma de gripe ou resfriado. A nossa prioridade é a saúde dos nossos colaboradores e estamos empenhados em fazer o melhor não só para os nossos colaboradores, mais para toda a sociedade. Responsabilidade, respeito e segurança!